Quem sou eu

Arquiteta, carioca, feliz e grata pelo que Deus me deu. Parece samba, mas é verdade! Dinâmica, proativa, persistente e organizada, me tornei Técnica em Edificações, pela CEFET-ES em 1979. Quando tive a oportunidade de trabalhar como “desenhista-projetista” em empresas ligadas às áreas de engenharia e arquitetura, a antiga empresa de engenharia Christiani-Nielsen, em obras no Porto de Tubarão no Espírito Santo. Também trabalhei em especialidades como acústica, urbanismo (Projeto das cidades de Parauapebas e Carajás); acompanhamento de execução de obras de CIEPs, com projeto inicial de Oscar Niemeyer; concepção e elaboração de projetos de arquitetura em geral.  †

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Sousa, em 1987, enquanto atuava na elaboração e concepção de projetos comerciais, assim como em detalhamentos de projetos arquitetônicos e acompanhamento de suas execuções em empresas como a Mesbla Lojas de Departamentos S.A., até 1991; em 1992, passei num concurso da administração direta da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e comecei a atuar na Secretaria Municipal de Urbanismo(SMU), atual SMDEIS – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação. exercendo a função de arquiteto, assumi em 1994 a chefia de alinhamento do 4º Departamento de Licenciamento e Fiscalização de Obras, no departamento referente a XXIV RA (Joatinga, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Grumari) atuando em áreas particulares. Permaneci na função até 2004, quando foi criado o Departamento de Licenciamento e Fiscalização do Recreio dos Bandeirantes, para onde fui transferida. Depois trabalhei por 5 anos no Departamento de Licenciamento e Fiscalização de Jacarepaguá, até a data em que fui a meu pedido, para a Secretaria Municipal de Obras, e lá assumi a Gerencia de Obras Escolares, tendo sob minha responsabilidade as obras dos “Espaços de Desenvolvimento Infantil”(recebem crianças desde a creche até o jardim de Infância), durante o primeiro governo do então prefeito Eduardo Paes.  Somando um total de 25 anos de serviços prestados ao município do Rio de Janeiro, dos quais 18 passei no urbanismo.

Em meio a tantos projetos, me especializei em Engenharia de Segurança do Trabalho, pelo CEFET-RJ, em 2002.

Quando me aposentei do serviço público, em 2017, passei a me dedicar com maior ênfase à profissão que abracei, Arquitetura e Urbanismo, de uma forma que nunca havia tido oportunidade antes: capacitando estudantes e profissionais interessados em legalização e licenciamento de obras, prestando consultorias e desenvolvendo e legalizando projetos, e me dedicando ainda mais apaixonadamente a causa da acessibilidade.

Sobre o que tratarei no site:
Licenciamentos e Legalizações de edificações junto a Prefeitura do Rio de Janeiro. Planejamento urbano e parcelamento da terra. Estatuto das Cidades e seus Instrumentos de Política Urbana. Acessibilidade e inclusão. Mobilidade Urbana. Sem dúvidas falarei dos meus estudos sobre Neurociência aplicada a arquitetura, popularmente conhecida por Neuroarquitetura. Dicas de arquitetura de interiores, harmonização de ambientes e muito mais…