Quem sou eu

Arquiteta, carioca, feliz e grata pelo que Deus me deu e pela pessoa, pela mulher que me tornei. Parece samba, mas é verdade! Dinâmica, proativa, persistente e organizada, me tornei Técnica em Edificações, pela CEFET-ES em 1979. Quando tive a oportunidade de trabalhar como “desenhista-projetista” em empresas ligadas às áreas de engenharia e arquitetura como a antiga empresa de engenharia Christiani-Nielsen, em obras no Porto de Tubarão, Vitória – ES. Também trabalhei em especialidades como acústica, urbanismo (Projeto das cidades de Parauapebas e Carajás); acompanhamento de execução de obras de CIEPs, com projeto inicial de Oscar Niemeyer; concepção e elaboração de projetos de arquitetura em geral. 

O card mostra a imagem de Teresa Balbino, mulher negra, porém tem a cor da pele morena, com cabelos grisalhos escovados,curtos na altura da nuca, olhos castanhos, olhos castanhos, usa óculos de aro azul e lábios medianos e carnudos com batom vermelho,está usando sobre os ombros um lenço bege com estampas marrons.
Teresa Balbino(2021)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Sousa, em 1987, enquanto atuava na elaboração e concepção de projetos comerciais, assim como em detalhamentos de projetos arquitetônicos e acompanhamento de suas execuções em empresas como a Mesbla Lojas de Departamentos S.A., até 1991; em 1992, passei em concurso da administração direta da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e comecei a atuar na Secretaria Municipal de Urbanismo(SMU), atual SMDEIS – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação. exercendo a função de arquiteto, assumi em 1994 a chefia de alinhamento do 4º Departamento de Licenciamento e Fiscalização de Obras, no departamento referente a XXIV RA (Joatinga, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Grumari ) atuando em áreas particulares. Permaneci na função até 2004, quando foi criado o Departamento de Licenciamento e Fiscalização do Recreio dos Bandeirantes, para onde fui transferida. Depois trabalhei por 5 anos no Departamento de Licenciamento e Fiscalização de Jacarepaguá, até a data em que fui a meu pedido, para a Secretaria Municipal de Obras, e lá assumi a Gerencia de Obras Escolares, tendo sob minha responsabilidade as obras dos “Espaços de Desenvolvimento Infantil”(recebem crianças desde a creche até o jardim de Infância), durante o primeiro governo do então prefeito Eduardo Paes. 

Reestruturação da Escola Municipal Tasso da Silveira

Somando um total de 25 anos de serviços prestados ao município do Rio de Janeiro, dos quais 18 passei no urbanismo. Em meio a tantos projetos, me especializei em Engenharia de Segurança do Trabalho, pelo CEFET-RJ.

Quando me aposentei do serviço público, em 2017, passei a me dedicar com maior ênfase à profissão que abracei, Arquitetura e Urbanismo, de uma forma que nunca havia tido oportunidade antes: Dedicando-me ainda mais apaixonadamente a causa da acessibilidade; capacitando estudantes e profissionais interessados em legalização e licenciamento de obras, prestando consultorias e mentorias, desenvolvendo e legalizando projetos e principalmente aprofundando meus conhecimentos com: Pós-Graduação Latu Senso Especialização em Neurociência Aplicada à Arquitetura e em Março de 2022 concluí o MBA em Projetos para Ambientes de Trabalho, Certificação Alemã conferido por Gepr. ArbeitsplatzExpertin e Qualidade Corporativa Smart Workplaces. Pós-graduanda em Neurociência e Psicologia aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP 2022/2023.

Sobre o que tratarei no site:
Acessibilidade e inclusão, Mobilidade Urbana. Ambientes Corporativos, com dicas de arquitetura de interiores e harmonização de ambientes. Licenciamentos e Legalizações de edificações junto a Prefeitura do Rio de Janeiro. Planejamento urbano e parcelamento da terra. Estatuto das Cidades e seus Instrumentos de Política Urbana, e muito mais…  

Sem dúvidas falarei dos meus estudos sobre Neurociência aplicada a arquitetura, popularmente conhecida por Neuroarquitetura.