
Antes de falar sobre o que é acessibilidade, e termos melhor entendimento do que significa esse conceito, torna-se muito importante esclarecermos outros conceitos que envolvem a acessibilidade.
Gostaria também de dizer que permanecemos estudando e lutando para que as pessoas com deficiência tenham uma vida segura, com autonomia, conforto e que dentro das possibilidades de cada indivíduo, vivam com independência. Quanto mais pessoas se juntarem a nós, será melhor.
Acessibilidade é um conceito em evolução, é importante ter consciência disso.
O texto abaixo foi trazido na íntegra do site da Fundação Nowil para Cegos, que trabalha a mais de 70 anos para a inclusão de pessoas. Penso que a essência dos esclarecimentos estão aqui, vamos prosseguir:
“Deficiência (impairment em inglês)
Uma deficiência é qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Representa a exteriorização de um estado patológico e, em princípio, reflete distúrbios no nível do órgão.
Incapacidade (disability em inglês)
Uma incapacidade é qualquer restrição ou falta de habilidade (resultante de uma deficiência) para realizar uma atividade na forma considerada “normal” para um ser humano. Representa a objetivação de uma deficiência e, como tal, reflete distúrbios na pessoa.
Desvantagem (handicap em inglês)
Uma desvantagem para um dado indivíduo, derivada de uma incapacidade ou deficiência, limita ou previne o cumprimento de um papel que é normal para esse indivíduo (dependendo da idade, do sexo e de fatores socioculturais). A desvantagem refere-se ao valor atribuído à situação ou experiência individual, quando sai da padronização. Caracteriza-se por uma discordância entre o desempenho ou condição individual e a expectativa do próprio indivíduo ou do grupo do qual é membro. A desvantagem representa, assim, a socialização de uma incapacidade ou deficiência e, como tal, reflete as consequências para o indivíduo – culturais, econômicas e ambientais – que decorrem da presença da incapacidade ou deficiência.
A CIDID gerou críticas e polêmica, principalmente pelo conceito de desvantagem, o que provocou um processo de revisão promovido pela própria Organização Mundial da Saúde, que culminou na publicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, a CIF.
Trata-se de um modelo mais atual e abrangente, que leva em conta as funções e estruturas do corpo, fatores ambientais (como as barreiras arquitetônicas, por exemplo), desempenho nas atividades, entre outros.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras ambientais, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2007).

A construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa, também, pelo cuidado com a linguagem. Na linguagem, expressa-se, voluntariamente ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiências.
Ao longo dos anos, os termos que definem a deficiência foram adequando-se à evolução da ciência e da sociedade. Atualmente, o termo correto a ser utilizado é “Pessoa com Deficiência”, que faz parte do texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em 2006, e ratificada, no Brasil, em julho de 2008.
Então podemos entender que (aqui sou eu) : Acessibilidade refere-se à capacidade de pessoas com diferentes necessidades e habilidades, interagir e utilizar produtos, serviços, ambientes e informações de forma efetiva, com segurança, conforto e autonomia, e é maravilhoso quando também é de forma independente.
Isso envolve medidas como a remoção de barreiras físicas, o uso de tecnologias assistivas e a disponibilização de informações em formatos acessíveis, como legendas, audiodescrição e textos grandes. A acessibilidade é importante para garantir a inclusão a equidade, e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.