Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Muitas pessoas me perguntam qual a forma que devemos chamar atualmente pessoas que são cadeirantes, cegas, surdas ou com mobilidade reduzida. Sempre respondo da mesma forma que aprendi: Atualmente devemos nos referir a elas simplesmente como “Pessoas com Deficiência” (PcD). Penso que deveríamos chamar apenas “pessoas” pois é o que são. Somos todos seres humanos. Mas, infelizmente ainda não é desse jeito. Hoje em dia, quem são as Pessoas com deficiência: São aquelas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Penso também, ser importante frisar que, Deficiência é um conceito em evolução, então, tenho esperanças de que em breve, essa forma feia de rotular pessoas termine.

O dia 03 de Dezembro foi criado através da resolução A/RES/47/3 na Assembleia Geral das Nações Unidas – pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de outubro de 1992 para comemorar o término da “Década das Pessoas com de Deficiência”, sendo batizado como Dia Internacional da pessoa com deficiência. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982 tendo seu ciclo finalizado em 1992.

Símbolo Universal de Acessibilidade, representa a figura estilizada de uma pessoa, onde a cabeça é um círculo preto com seu interior pintado em azul claro, assim como suas mãos e pés, os braços estão abertos e as pernas também, todos unidos por um traço preto configurando uma ser humano que está inserido em um círculo preto vazado, em um card de fundo branco.
Esse é o Símbolo Universal de Acessibilidade da ONU. O logotipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, inclui a acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como o acesso físico. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza inclusão para as pessoas de todos os níveis, em todos os lugares.

Pessoas com deficiência são uma “força de trabalho que pode ajudar na resolução de problemas e inovação é lucrativa para uma economia globalizada e que muda rapidamente”. Torna-se necessário considerar que “com a Agenda 2030 surge um momento para a inclusão de pessoas com deficiência em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” UNU News – Inclusão de pessoas com deficiência é um fator de diversidade no século 21(2017).

O dia comemorado na data de hoje (3/12), tem como finalidade a reflexão sobre o lugar em que pessoas com deficiência devem estar em nossa sociedade e o que podemos e devemos fazer em favor da acessibilidade e inclusão dessas pessoas, assim como conscientizar a sociedade para a importância de todos nós termos direito a acessibilidade e inclusão, sobre a igualdade de oportunidades assegurando a cada indivíduo a certeza do exercício de sua cidadania. Acessibilidade é bom para todos!

O card mostra duas pessoas bebendo chocolate quente ou um café e conversando usando a linguagem dos sinais. Uma das pessoas é uma mulher de cabelos longos, loira, pele branca usa óculos de grau com armação escura, veste uma blusa branca e tem as unhas pintadas com esmalte escuro.  A outra pessoa é um homem de pele clara parece que tem bigode ao rosto dele está um pouco sombreado, veste uma camisa de manga comprida de cor amarelo. Atrás dele tem uma parede de tijolinhos e atrás dela um móvel baixo.
Foto por cottonbro em Pexels.com

A deficiência está no ambiente, nas barreiras tanto físicas quanto atitudinais. Cabe a nós profissionais de arquitetura, design ou engenharia, identificarmos as barreiras e eliminá-las do ambiente construído. Cabe a todos nós cidadãos educar, orientar, conscientizar a todos os demais o quanto é fundamental que todas as pessoas tenham seus direitos humanos garantidos. E você o que você pensa sobre isso? Coloque aqui nos comentários.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/a_imprensa/index.php?p=262211 https://news.un.org/pt/audio/2017/12/1602242

Deixe uma resposta