Muitas pessoas me perguntam qual a forma que devemos chamar atualmente pessoas que são cadeirantes, cegas, surdas ou com mobilidade reduzida. Sempre respondo da mesma forma que aprendi: Atualmente devemos nos referir a elas simplesmente como “Pessoas com Deficiência” (PcD). Penso que deveríamos chamar apenas “pessoas” pois é o que são. Somos todos seres humanos. Mas, infelizmente ainda não é desse jeito. Hoje em dia, quem são as Pessoas com deficiência: São aquelas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Penso também, ser importante frisar que, Deficiência é um conceito em evolução, então, tenho esperanças de que em breve, essa forma feia de rotular pessoas termine.
O dia 03 de Dezembro foi criado através da resolução A/RES/47/3 na Assembleia Geral das Nações Unidas – pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de outubro de 1992 para comemorar o término da “Década das Pessoas com de Deficiência”, sendo batizado como Dia Internacional da pessoa com deficiência. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982 tendo seu ciclo finalizado em 1992.

Pessoas com deficiência são uma “força de trabalho que pode ajudar na resolução de problemas e inovação é lucrativa para uma economia globalizada e que muda rapidamente”. Torna-se necessário considerar que “com a Agenda 2030 surge um momento para a inclusão de pessoas com deficiência em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” UNU News – Inclusão de pessoas com deficiência é um fator de diversidade no século 21(2017).
O dia comemorado na data de hoje (3/12), tem como finalidade a reflexão sobre o lugar em que pessoas com deficiência devem estar em nossa sociedade e o que podemos e devemos fazer em favor da acessibilidade e inclusão dessas pessoas, assim como conscientizar a sociedade para a importância de todos nós termos direito a acessibilidade e inclusão, sobre a igualdade de oportunidades assegurando a cada indivíduo a certeza do exercício de sua cidadania. Acessibilidade é bom para todos!

A deficiência está no ambiente, nas barreiras tanto físicas quanto atitudinais. Cabe a nós profissionais de arquitetura, design ou engenharia, identificarmos as barreiras e eliminá-las do ambiente construído. Cabe a todos nós cidadãos educar, orientar, conscientizar a todos os demais o quanto é fundamental que todas as pessoas tenham seus direitos humanos garantidos. E você o que você pensa sobre isso? Coloque aqui nos comentários.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/a_imprensa/index.php?p=262211 https://news.un.org/pt/audio/2017/12/1602242