Já a algum tempo venho estudando a Neurociência aplicada à Arquitetura, meu interesse na Neurociência aumentou quando aprofundei meus conhecimentos em projetos acessíveis. Trabalhar com acessibilidade e as necessidades de aplicação das Leis e Normas técnicas me levaram a querer conhecer mais e a ultrapassar as regras ditadas pelas normas. Não é mais possível apenas atender Decretos e Normas Técnicas, é preciso ultrapassar as barreiras físicas e derrubar preconceitos. Concluí que para isso precisava entender melhor como o ser humano percebia os ambientes e como respondia a eles. Entre os inúmeros temas que me encantaram e penso ser de muita importância para o desenvolvimento de meu trabalho é o Design Biofílico. O conceito do design biofílico vem da ideia de que 99 % do nosso desenvolvimento biológico é uma resposta direta das forças da natureza. Importantíssimo entender o que é Design Biofílico como usar os dados científicos da Neurociência aplicando-os na Arquitetura tornando os ambientes acessíveis.

Primeiro vamos entender o significado das palavras. “Design” de origem inglesa essa palavra pode ser entendida como: o caminho pelo qual algo deve trabalhar ou ter determinada aparência; Desenhos de como alguma coisa ficará depois de pronta; ou o processo pelo qual será decidido como alguma coisa será feita, será elaborada, será construída, inclusive como ela irá funcionar e qual aparência terá (traduzido do Mc Millan English Dictionary, TB) e aqui no Brasil, fazemos uma tradução extremamente simplificada para “desenho” quando na verdade estamos falando de um conceito, estamos falando de “Projeto”. De um projeto completíssimo!
Agora vamos para “Biofílico”, é um adjetivo relativo a “Biofilia”. A palavra “Biofilia”, significa amor à natureza, etimologicamente, “Bio”, do grego, significa vida e “Philia”, significa amor, afeição ou necessidade de satisfação, ou seja, bíos+gr phílos+ia, biofilia significa amor à vida. O ser humano tem uma relação ambígua com a natureza onde ao mesmo tempo em que precisa dela e a ama, também a explora, muitas das vezes sem a preocupação de que a fonte fornecedora do recurso natural se extinga. Podemos dizer que o homem ocasiona uma ruptura com a natureza, o que acaba por atingi-lo com emoções e memórias negativas levando-o ao desenvolvimento de doenças.
Entendida a conceituação e a dimensão do que é Design Biofílico, vejamos de que forma um processo criativo em arquitetura pode atender ao design biofílico.

O ser humano tem uma relação ambígua com a natureza onde ao mesmo tempo em que precisa dela e a ama, também a explora, muitas das vezes sem a preocupação de que a fonte fornecedora do recurso natural se extinga. Podemos dizer que o homem ocasiona uma ruptura com a natureza, o que acaba por atingi-lo com emoções e memórias negativas levando-o ao desenvolvimento de doenças. O “Design Biofílico”, surge então como uma forma moderna e arrojada de criar ambientes que proporcionem o retorno à natureza, trazendo de volta o contato com ela, nos proporcionando sensações, memórias positivas, e assim melhorando a nossa situação de equilíbrio mental e físico, trazendo a sensação de bem-estar. A neurociência estuda profundamente como todas essas sensações e memórias criadas com o conceito do design biofílico altera o comportamento humano.

Sendo assim podemos dizer que o Design Biofílico no processo criativo da arquitetura, propõe nos devolver a natureza perdida no mundo urbanizado e em nossa era industrial, estabelecendo dentro dos ambientes, novos produtos e serviços, cujo foco esteja consoante com a sustentabilidade e os propósitos do ecodesign. Sendo os produtos e ambientes desenvolvidos apropriadamente em acordo com os princípios do “Design Universal”, significando acessibilidade para todos com recursos naturais renováveis.
“A OMS já reconheceu o estresse no trabalho como uma das maiores causas de depressão. Por isso, a aplicação do Design Biofílico é muito importante não só nos espaços pessoais, mas, particularmente, em áreas produtivas, como escolas, escritórios e outros ambientes de trabalho.”
Consegui passar para você como é importante o Design Biofílico? como a Neurociência estuda e contribui para o desenvolvimento dele? O quanto ele é importante para a acessibilidade?
Comente!
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpla/residuos-solidos/responsabilidade-pos-consumo/ – Acesso em 19/05/2021
https://www.archdaily.com.br/br/927908/os-beneficios-da-biofilia-para-a-arquitetura-e-os-espacos-interiores – Acesso em:23/05/2021
https://sustentarqui.com.br/biofilia-na-arquitetura/ -Acesso em 23/05/2021