
Vejo o evento como um bom momento para nos atualizarmos e debatermos assuntos globais com arquitetos e outros profissionais renomados mundialmente. Não é todos os dias que isso acontece.
Em pouco mais de 1 (um) ano, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos acontecerá aqui, no Rio de Janeiro, e não podemos perder essa oportu-nidade maravilhosa!
Vale a pena se planejar com antecedência!
O site oficial já está com os ingressos à venda: https://uia2020rio.archi/inscricoes_pt.asp
O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, e se realizará no Centro do Rio de Janeiro. Uma das suas sedes será o Palácio Capanema, um importante exemplar da Arquitetura Moderna.

Foto: http://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/149.pdf
Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital / PROURB
Além dos dias de congresso, o evento promoverá tours, gratuitos, guiados pelo Centro do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar um dos principais objetivos do UIA 2020 Rio: estimular o diálogo entre a população e a cultura arquitetônica, prática super importante para a valorização da cidade. Para isso acontecer, conhecer o maravilhoso patrimônio da Capital Mundial da Arquitetura é um ótimo passo.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura em cerimônia realizada em Paris no começo deste ano. O título é decorrente da realização do Congresso Mundial de Arquitetos no Rio. É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA). O título é super importante sim, e deixa nossa cidade ainda mais maravilhosa e menos dorida.

O Comitê Científico do UIA2020RIO é composto pelos arquitetos Nivaldo de Andrade, Bete França, Margareth Pereira, Ruth Verde Zein, Thiago de Andrade, Zeca Brandão e Vinícius Andrade.
Os quatro eixos temáticos do Congresso pretendem refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica e guiarão os debates e palestras da programação. São eles: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergência; Fragilidades e Desigualdades e Transitoriedades e Fluxos.
Nossa Cidade é riquíssima em material cultural, precisamos valorizar tudo o que temos.
O Comitê de Honra do UIA2020RIO, formado por personalidades capazes de chamar atenção da sociedade para os temas debatidos no Congresso, é formado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (presidente do Comitê de Honra), Jaime Lerner, Carla Juaçaba, Elizabeth de Portzamparc, Álvaro Siza (Portugal), Solano Benítez (Paraguai) e Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), e pelo diplomata André Corrêa do Lago, a editora Marisa Moreira Salles e o músico Gilberto Gil.

Pelo que entendi, as visitas guiadas serão sempre limitadas aos primeiros 50 inscritos, portanto mantenham-se atentos, amigos!
Serviço:
Inscrições – Secretaria Executiva: sec@uia2020rio.archi
Hospedagem e Passeios: uia2020@blumar.com.br
Eventos Preparatórios e Paralelos: eventosuia2020rio@uia2020rio.archi
Assuntos Gerais: adm@uia2020rio.archi
Fonte: CAU/BR
E aí, quais são as suas impressões? Você também gostaria de participar desse momento?
